sábado, 11 de setembro de 2010

Sir Gawain and the Green Knight / Pearl / Sir Orfeo



   Já comentei na análise do livro Os Filhos de Húrin que sou fã incondicional do Tolkien. E por isso, faço questão de comprar todos os livros dele. Infelizmente, não foi lançada aqui no Brasil muita coisa que o Tolkien ou seu filho publicaram lá fora. Um desses livros é justamente Sir Gawain and The Green Knight / Pearl / Sir Orfeo, porém este não foi escrito por Tolkien. Os textos do livro foram escritos por desconhecidos autores medievais ingleses e traduzidos do inglês arcaico para o inglês moderno por Tolkien. Quando decidi comprar esse livro eu sabia que estava me propondo um desafio: ler poesia medieval inglesa e entendê-la... Mas por que isso era um desafio? Em primeiro lugar, não gosto de poesia. Em segundo lugar, meu inglês não é ótimo e eu constatei que, como eu já desconfiava, para ler poesia medieval inglesa o seu inglês tem que ser ótimo... Mas posso dizer que passei parcialmente no teste, já que consegui a duras penas concluir (e entender) o primeiro texto Sir Gawain and The Green Knight. Já os outros dois... Como eu só entendi o primeiro texto, vou comentar apenas sobre ele.
   Sir Gawain and The Green Knight é um romance em poesia que, ao invés da rima tradicional, usa a aliteração (onde há a repetição de sons consonantais semelhantes em cada verso). O texto conta a história de Sir Gawain, um cavaleiro da Távola Redonda. Durante uma reunião, o Rei Arthur é desafiado por um estranho cavaleiro que é completamente verde (pele, cabelo, barba, armadura, etc.), mas Gawain aceita o desafio no lugar do Rei e tem início a sua jornada.

   Apesar de ser uma leitura um tanto difícil eu gostei da história, o que me fez perseverar. Embora o livro conte com um glossário, várias vezes tive que recorrer ao dicionário.
   Quanto aos outros dois textos, foram "poéticos" demais para mim e como as histórias acabaram não chamando muito a minha atenção, acabei desistindo. Essa é portanto uma leitura recomendada apenas para quem tem um forte conhecimento do inglês ou para quem tem paciência para ficar consultando o dicionário.

Dados Técnicos:
Nome em Português: N/A
Nome Original: Sir Gawain and the Green Knight / Pearl / Sir Orfeo
Autor: desconhecido

Tradutor: J. R. R. Tolkien
Editora: Ballantine Books
Número de Páginas: 214
ISBN: 978-0-345-27760-2
Link para Compra: Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário