sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Noturno



   Por um simples motivo esse livro já pode ser considerado relevante: é um livro sobre vampiros, lançado em 2009, onde os vampiros não viram purpurina quando saem ao Sol... Foi legal ler um livro recente, sobre vampiros, que aborda o tema de maneira bastante adulta, diferentemente da onda de vampiros teen que invadiu o mundo atualmente.
   A história começa com um Boeing, que vindo de Berlim, pousa no aeroporto JFK, em Nova York. Após o pouso, os funcionários do aeroporto estranham o estado em que o avião se encontra - completamente apagado, desligado e com todas as janelas fechadas. Como não recebem nenhuma resposta aos contatos tentados pelo rádio, começam a tratar o caso com muito cuidado, considerando que pode ser um ataque terrorista ou biológico. Quando finalmente - e após todos os cuidados necessários - o avião é aberto, o que os aguarda é mais surpreendente do que eles imaginavam. E o terror só aumenta quando descobrem que esse evento é apenas o primeiro de uma invasão que se estenderá por todo o país e talvez até por todo o mundo.
    Na minha opinião, a característica mais importante do livro é que, mesmo retratando os vampiros como um mal ancestral, eles são combatidos como um problema de saúde pública - como se fossem uma epidemia. E é bem interessante a maneira como é contada a história, por vezes mostrando os efeitos da invasão na cidade como um todo, por vezes mostrando os efeitos apenas numa família ou em uma pessoa. Os protagonistas são personagens muito bem criados e que só fazem aumentar o interesse pelo desfecho da história.
    Embora se tratando de um assunto fantástico, a história é contada de maneira bem real, fazendo refletir se não é isso mesmo o que aconteceria de verdade, caso um evento assim ocorresse mesmo.
    Esse é um daqueles livros impossíveis de se largar, depois que se começa a ler, e possui um dos começos mais tensos que eu já vi. É o primeiro livro de uma trilogia e eu estou ansioso pelos próximos, que ainda não foram lançados.


Dados Técnicos:
Nome em Português: Noturno
Nome Original: The Strain
Autores: Guillermo del Toro / Chuck Hogan
Editora: Rocco
Número de Páginas: 464
Edição: 1ª, 2009
ISBN: 978-85-3252-463-8
Link para Compra: Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário