segunda-feira, 14 de junho de 2010

As Crônicas de Nárnia



   Confesso que quando comecei a ler 'As Crônicas de Nárnia' a minha expectativa não era muito alta não. Na verdade, eu só comprei esse livro porque estava quase de graça (R$ 14,90) na loja Submarino. Mas eu estava errado: poucas vezes um livro prendeu tanto a minha atenção e me fez "viajar" na história como esse. Eu descobri porque C. S. Lewis é tão respeitado e porque 'As Crônicas de Nárnia' são tão cultuadas mundo afora.
   Nárnia é um mundo deslumbrante, cheio de mistérios e povoado por criaturas e animais falantes, ricamente descritos por C. S. Lewis, que tem uma maneira bem peculiar de escrever, sem focar muito nas batalhas e se preocupando mais com as sensações e situações vivenciadas pelas crianças protagonistas das histórias. E ele faz isso com maestria, fazendo com que o leitor, diversas vezes, se imagine naquelas situações. Gostaria de destacar uma cena da crônica 'O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' que mostra bem isso. Nela as crianças estão viajando a duras penas pela neve até que finalmente encontram a toca dos castores, que os recebem e preparam um jantar improvisado, porém delicioso. As crianças ajudam o Sr. Castor a pescar os peixes e Sra. Castor a prepará-los. A sensação de ajudar no preparo faz com que as crianças aproveitem ainda mais o banquete, que é detalhadamente descrito pelo autor, e apesar de a combinação de alguns ingredientes não ser convencional para o nosso paladar, a gente imagina a deliciosa sensação de ter o frio espantado e a fome saciada que as crianças sentiram.
   Esta edição contém todas as 7 crônicas encadernadas, seguindo a ordem cronológica das histórias (que é razoavelmente diferente da ordem de publicação). O único elemento comum a todas as crônicas e o leão-divindade Aslam, que é ao mesmo tempo amado e temido pelos narnianos. Seguem abaixo breves descrições das crônicas, sem muitos spoilers:
  • O Sobrinho do Mago: Nesta primeira crônica é contada a história do surgimento de Nárnia, testemunhada por duas crianças (Digory e Polly) que chegam àquele mundo em criação utilizando anéis mágicos criados pelo tio de Digory. Esta crônica explica vários elementos que aparecerão nas outras crônicas, como porque existe um lampião no meio da floresta e de onde veio a Feiticeira Branca.
  • O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa: Esta foi a primeira crônica publicada por C. S. Lewis e conta como os quatro irmãos Pevensie (Pedro, Edmundo, Suzana e Lúcia) chegaram em Nárnia e ajudaram a combater a tirana Feiticeira Branca.
  • O Cavalo e Seu Menino: Esta crônica, de nome criativo, tem menos relação com as outras crônicas e conta como o menino Shasta, com a ajuda do cavalo Bri e de outros, foge da escravidão na Calormânia e viaja em busca do seu destino -- salvar Nárnia.
  • Príncipe Caspian: Os quatro irmãos Pevensie voltam a Nárnia, numa outra era (em Nárnia o tempo passa de forma diferente da Terra e enquanto para os irmãos apenas 1 anos se passou desde a última aventura, em Nárnia já se passaram 1300 anos) para ajudar o Príncipe Caspian a derrotar os telmarinos que a dominaram e para isso eles precisam derrotar o falso-rei Miraz, tio de Caspian.
  • A Viagem do Peregrino da Alvorada: Dois dos irmãos Pevensie (Edmundo e Lúcia) retornam a Nárnia, junto de seu incômodo primo Eustáquio. Juntos de Caspian (que já era o rei de Nárnia) e do rato Ripchip, eles viajam a bordo do navio Peregrino da Alvorada com o objetivo de encontrar 7 fidalgos que foram expulsos de Nárnia pelo tirano rei Miraz. Eles passam por diversas ilhas, cada uma com os seus perigos, e cumprirão o seu objetivo nem que tenham que navegar até o fim do mundo.
  • A Cadeira de Prata: Eustáquio retorna à Nárnia, junto de sua colega de escola Jill, por vontade do próprio Aslam. Sua missão é encontrar o Príncipe Rilian que está desaparecido há muito tempo e que Aslam afirma ainda estar vivo. Na sua jornada terão uma inusitada ajuda -- Brejeiro, a mais pessimista das criaturas.
  • A Última Batalha: Na última crônica é narrado como o último rei de Nárnia, Tirian, com a valiosa ajuda de Eustáquio, Jill e outros, tenta desmascarar um falso Aslam e impedir uma invasão de Nárnia pelos calormanos.
   A edição que eu comprei ainda conta com um artigo escrito por C. S. Lewis, "Três Maneiras de Escrever para Crianças", que encerra brilhantemente esta incrível série de crônicas. Resumindo, este é um livro mais do que recomendado, é quase uma leitura obrigatória.

Dados Técnicos:
Nome em Português: As Crônicas de Nárnia
Nome Original: The Complete Chronicles of Narnia
Autor: Clive Staples Lewis
Editora: wmf martinsfontes
Número de Páginas: 752
Edição: 2ª, 2009
ISBN: 978-85-7827-069-8

Link para Compra: Submarino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário